sábado, 7 de janeiro de 2012



O uso dos pronomes demonstrativos 1 – No Espaço



Espaço
Tempo
Texto
Referência ao já dito
Este/ esta/ isto
Próximo à 1ª pessoa
Presente
Palavras que serão citadas
Refere-se à palavra mais próxima
Esse/ essa/ isso
Próximo à 2ª pessoa.
Futuro ou passado próximos
Palavras ou ideias que já foram
Refere-se à palavra intermediária
Aquele/ aquela/ aquilo
Distante da 1ª e da 2ª
Passado ou futuro distantes

Refere-se à palavra mais distante.



A tabela transcrita acima é fundamental para os candidatos que possuam naturais dificuldades em questões que abordem o uso dos demonstrativos no Português. Chamei as dificuldades de naturais pelo fato de os três principais tipos de pronomes demonstrativos poderem ser usado em QUATRO campos. Analisaremos um a um, texto a texto. Comecemos pelo campo ESPACIAL.

O primeiro campo em que incide o uso dos demonstrativos é o universo Espacial. Ou seja, a localização no espaço do substantivo referido pelo pronome. O uso é muito simples: No caso de o substantivo estar próximo de quem fala – ou seja, a primeira pessoa do discurso -, usa-se ESTE, ESTA e ISTO.

(1) Este relógio que estou usando custou caro.

Em (1), foi usado o pronome este, porque o relógio supracitado está próximo da pessoa que proferiu tal comentário, isto é, da primeira pessoa do discurso. Como se consegue identificar se o relógio está próximo de quem fala? O CONTEXTO mostra essa particularidade. Afinal, o interlocutor afirma que está usando, ele não poderia estar usando um relógio que estivesse a quilômetros dele.

(2) Esse relógio é bacana hein, amigo.

Além do uso do vocativo, no exemplo (2), próprio de um diálogo. Outro fato aponta para a localização do relógio nesse caso. O pronome demonstrativo esse (bem como suas flexões essa e isso) é usado para se referir a substantivos que estejam próximos à segunda pessoa, que é pessoa com quem se fala (tu, vós e, coloquialmente, você).

(3) Aquele relógio é bacana, mas é caro. Não comprarei

Em (3), o relógio está longe das duas pessoas, simples assim. Caso o núcleo referido esteja longe das duas, usa-se aquele, aquela e aquilo.


Nenhum comentário: