sábado, 5 de maio de 2007

Rio 2007


"Atletas e população temem a violência no Pan 2007!".

Essa manchete já se tornou clichê quando o assunto é o evento do ano: Os Jogos Panamericanos Rio 2007!!!

Com sua razão, a população carioca carrega consigo além do samba, suor e sangue-bom, uma certa pitada de pessimismo quando o tema é um acontecimento de proporções mundiais realizado em nossa cidade, no caso o Pan.

Antes de tentar entender o motivo para tal pessimismo, interessante seria o levantamento de ressalvas em relação às consequências dos jogos para nossa cidade. Além das obras em infraestrutura e urbanização, programas de inclusão social fazem parte da cartilha do Governo Federal para os jogos. Jovens carentes estão sendo profissionalizados para trabalhar no Pan, tendo aulas de ética, cidadania, geografia carioca e especializações intensivas em língua estrangeira. Revelando, desse modo, algumas positivas consequências pós-pan.

Desde a Grécia antiga, é estudada a importância do esporte no processo educacional, é de Platão o conceito de equilíbrio entre corpo e espírito ou mente. "Na música a simplicidade torna a alma sábia; na ginástica dá saúde ao corpo" Sócrates. Todavia, infelizmente, no Brasil o esporte acabou se tornando um caminho (para muitos o único) para fugir do tráfico e da violência urbana. Portanto, é nítido o entusiasmo de um jovem ao observar um atleta de sua mesma origem humilde conquistando uma medalha nos jogos, cantando o hino nacional, orgulhando a nação, fato que vale de incentivo para que as crianças não se afastem do processo educacional, das escolas e vilas olímpicas e desvie-se, sim, do mundo do crime.

Retomando o tema "pessimismo", é conveniente pronunciar que a população no Brasil, geralmente, mentaliza que uma situação ruim só vá inverter mediante tragédias ou fatalidades que choquem. É comum ouvir pelas esquinas do Rio os seguintes comentários: "Não vai dar certo esse Pan!!", "As obras não vão terminar a tempo!!", "A violência vai tomar conta de tudo", enfim, no fundo nosso povo pensa que com infortúnios, se conseguirá a serenidade.

Será que é dessa forma que realmente funciona? Com que olhos devemos olhar para o Pan? Como um evento que pode trazer bons resultados no legado social do Brasil, ou uma vitrine do escândalo da violência no Rio de Janeiro?

Ouse pensar!


Saudações Alvinegras,
Fabricio Dutra.

8 comentários:

Unknown disse...

Essa mania de pessimismo é péssima. Se os próprios brasileiros, de modo geral, não acreditam no seu país quem vai acreditar? Até quando vamos achar que aqui nada vai dar certo? E pior: até quando vamos ficar de braços cruzados esperando as coisas acontecerem?
O PAN será uma grande festa. Ainda há muita coisa a fazer, mas muita coisa já foi feita. O Rio de Janeiro tem tudo para reafirmar sua posição de cidade turística após o PAN.
Há chance de tudo dar errado? Talvez. Mas vamos deixar esse pessimismo de lado e pensar em tudo que vai acontecer antes, durante e após esse evento?
Reflitam sobre isso...

PS: FLAMENGO CAMPEÃO!!!

ada. disse...

Na verdade, o que é colocado como pessimismo poderia ser melhor classificado como uma visão crítica, a meu ver um tanto realista, acerca dos investimentos e prioridades do governo do estado do Rio de Janeiro, que segue o padrão estabelecido politicamente no Brasil.
O esporte, apesar de possuir papel fundamental no processo educacional, levando ao equilíbrio entre corpo e mente, acaba ocupando, devido à situação desumana em que vive a maioria dos meninos carentes que tentam ser “camuflados” a tempo para o PAN, papel exclusivo, no desenvolvimento “educacional”(se assim podemos chamá-lo) da população de baixa-renda. Onde fica a mente?
Já que o governo não consegue suprir as necessidades básicas desse público, fornece esporte, como um alento à falta de educação, saúde e outros. Além disso, o esporte passa a cumprir o papel de “diamante”, cujo brilho, falso, enche os olhos dos meninos inocentes, bem como se deu no nosso governo ditatorial. Quem não gostaria de virar um Romário? Viver como um garotão, numa mansão, sendo enfoque de todas as emissoras, ansiosas por um gol 1000?
Então não há dúvidas: devemos investir milhões no PAN ou em uma melhor estruturação do sistema educacional público? No PAN, claro! Vamos criar uma população de baixa-renda subserviente, feliz e saudável (que não questione quaisquer decisões políticas). Esporte é saúde! =D

Ousemos pensar!

Saudações vascaínas,
Ada.

Unknown disse...

É gente a nossa cultura contribui muito para esse pessimismo presente em nossos irmãos brasileiros. Para isso sair de nossa essência, tem-se que começar um trabalho forte de conscientização a partir de agora.
Acho que o Pan foi uma vitória para nossa cidade maravilhosa e devemos pensar que é um grande passo para possíveis melhorias em nossa qualidade de vida.
Penso que ainda merecemos e mereceremos o título de cidade maravilhosa por muito tempo, mas não podemos deixar ter também nossa visão crítica da situação.
Uma pergunta fica no ar será que as adminitrações estadual e municipal continuarão com o trabalho que está sendo iniciado?
Outra dúvida, as Vilas Olímpicas vão continuar?

Bem chega, respondam aí, por favor me respondam.

abraço
Luiz Herculano flamenguista...

Prof. Fabrício Dutra disse...

Fabricio:

Espero mto q o pan incentive mais do que nunca o projeto das vilas olímpicas e que elas sejam diretamente integradas às escolas... e que auxiliem para que o projeto de Brizola e Darcy Ribeiro funcione enfim. Ensino integral englobando conhecimento e esporte...
=) vamos torcer

Anônimo disse...

Alexandre

Apesar da visibilidade,entre outras coisas benéficas que o PAN acarretará,não adianta ações locais e muito menos pontuais pra melhoria da cidade.
Eis algumas perguntas e comentários:
Quando fala-se em investir em esporte pra melhorarmos mente e corpo,cade o investimento em educação ou estamos iludindo com está política os nossos jovens já que pela educação(precária por sinal)não se chega a lugar nenhum nos tornemos atletas?
A política maquiagem já começou,"população pobres moradoras de rua de copacabana entre outros bairros nobres de nossa cidade estam sumindo, pra onde eles vão,algum abrigo,uma política de reinserção deles na sociedade, ou será que após o PAN eles voltaram a rua" alerta a sociedade amigos de copacabana?
A cidade como um todo será beneficiada,ou os locais beneficiados(onde ocorrerão os eventos,que ganharão reforço na segurança entre outros)já são áreas bastadas de nossa cidade,contribuindo e agravando o status quo?

Anônimo disse...

Eu acho q esse pan foi uma conquista q foi desejada há mto tempo pelo nosso país...
Mas do jeito q a situação está,ou seja,os próprios cidadãos ñ estão acreditando no potencial do próprio estado ñ sei onde isso vai dar..
O Pan é um evento maravilhoso e ñ é só pq o RJ está passando por mtas dificuldades q vamos "botar areia" nos projetos,dizendo q ñ vai dar certo..
Poxa..acho q devemos acreditar + na nossa pátria..no nosso Estado!!!
Afinal..o RJ ñ é só feito de violência e + violência..
E concerteza esse Pan Americano vai trazer mtas coisas boas e iremos tirar mtas lições desse evento!!!xD

patygirl disse...

É inevitável sugerir outro tipo de sentimento, que não seja a insegurança e o pessimismo diante os fatos do nosso cotidiano.
A violência aumenta a cada dia.
Os jovens cada vez mais entregues a própria sorte, sem um plano estratégico de inclusão social, primeiro emprego, sem um plano de inclusão no esporte, sem expectativa de nada. O que o governo oferece de concreto para os jovens? Que tipo de educação precária, consegue galgar ao nível mais óbvio, que é ter um emprego?
A segurança, tá na mão de Deus.
O Rio de Janeiro, não está preparado pra ter um evento neste plano. É uma falta de prioridade o Pan.
Temos muito a concretizar!!!
Ainda há risco de passarmos por uma vergonha mundial, se acaso, as obras não se concretizarem...
ou pior... se algum turista for roubado, se algum turista for vítima de balas perdidas...
È lamentável, a falta de responsabilidade social, política, falta de vergonha.
É como se eu te recebesse na minha casa, você avisa que vai, e ainda assim, encontra tudo desorganizado, sujo, fedorento, sem nada pra te oferecer... Você voltaria em minha casa? Nunca mais, né? Pois essa vai ser a imagem que teremos lá fora.

Anônimo disse...

Acredito que o PAN traga melhorias para a cidade do Rio como um todo, mas vejo também que o governo peca ao escolher suas prioridades de investimneto, as políticas sociais paternalistas que oferece em nada contribuem para que as pessoas tenham esperança de melhor qualidade de vida sem que seja tornando-se um atleta
É preciso investimentos na educação, saúde e qualificação profissional para que nossos jovens tenham condições de buscar seu lugar na sociedade afastando-se dos vícios e da violência que hoje se alardea por toda a cidade Devemos acreditar que será possível mudar a realidade dessa população que precisa sentir a importância de sua participação na vida social do Estado e um evento como o PAN pode contribuir muito para isso.
Por outro lado necessário se faz que o governo proporcione a esses jovens facilidade de acesso a uma educação de qualidade,e políticas públicas de educação consistentes para que eles tenham condições de construirem sua cidadania com dignidade.
Pensem nisso!!!!!!!!!!Reflitam
Rosana Corrêa
Coordenação Pedagógica Atitude