terça-feira, 31 de maio de 2011






Decidi voltar a escrever... Não sei nem por quê.

A educação me desilude. Gostaria de escrever um texto para que todos os que fossem pais lessem, mas sei que eles são pessoas muito ocupadas.

[Ocupadas inclusive para educar os filhos...]

Ouço alguns amigos professores destilarem lamentações, vejo outros desanimados, bufando, com problemas psicológicos... Lamentável, porém explicável.

Houve uma geração, na sociedade brasileira, que foi muito traumatizada com as palavras de "ordem" da ditadura, uma geração que tem trauma ATÉ HOJE de proibição. O medo da palavra "PROIBIDO" gerou um enorme problema que se reflete na geração que estamos vendo crescer alienada. Os jovens da ditadura se tornaram adultos e pais permissivos, influenciados, talvez, pelos "nobres" pensamentos de esquerda, os quais não cabe aqui mencionar... O assunto é outro.

Existia, em nossa pátria, um MANTO DO SILÊNCIO vivenciado pelos "Filhos da Ditadura", que reprimia o debate, a discussão, a opinião. Nos dias de hoje, não vejo os "Garotos da Democracia" debatendo, discutindo, opinando (e é permitido, hein...). Eis a razão: os Filhos da Ditadura (atuais pais) confundem tolerância com permissividade, chamam respeito de repressão, consideram ordem como caretice, acreditam que alienação e drogas constituam Um Mundo Evoluído.

Eis o Resultado: Os Garotos da Democracia são, em sua maioria, idiotas. Acham chato discutir sobre política, têm sérios problemas com a palavrão NÃO e desconhecem a palavra respeito aos educadores, às instituições, às regras. Tal juventude convive com a impunidade, quando é suspensa da escola por 3 dias, pensa: "beleeeeza! férias! vou twittar e jogar video game o tempo todo".

Não há mais castigo, punição. Afinal, "Tadinho do meu bebê...". Não há limite, os pais não têm mais tempo para participar da vida dos filhos (ou vontade, sei lá...). As mentes, após a ditadura, foram ABERTAS... porém, tão abertas que se formou um buraco na capacidade intectual do ser humano, praticamente impossível de se fechar.

O mundo mudou, concordo, não se deve mais impor repressão, palmatória, castigos severos, censura ou proibições gratuitas. O mundo mudou, pois os alunos assistem às aulas com tablets nas mãos, notebook na mesa. Mas essas mudanças não querem dizer que a maconha à vontade e o desreipeito desenfreado sejam super legais... O Brasil segue, assim, como sempre, com sua cultura oito ou oitenta: "Deus me livre da repressão, agora o mundo mudou... está moderno... É época da LIBERTINAGEM! Pode tudo."

Ps: A foto que foi colocada ao lado é bem parecida com uma cena que vivenciei em SALA DE AULA, que antigamente, sem sombra de dúvidas, era um lugar de respeito, educação e obediência.

Ouse Pensar
Saudações Alvinegras